Conheça os benefícios do Açaí: ajuda nos treinos, combate a anemia e favorece o emagrecimento.
- renatabertagna
- 14 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

Fruta ajuda nos treinos, combate a anemia e favorece o emagrecimento, mas precisa ser consumida na quantia certa.
O açaí é considerado mundialmente um dos mais potentes alimentos antienvelhecimento. O frutinho, que tem um tom roxo intenso, é um verdadeiro arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais.
"É rico em polifenois que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e detonam os radicais livres, aqueles responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele. Além disso, o açaí é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol. Esta superfruta ainda é fonte de fibra, e para uma boa saúde o intestino precisa funcionar bem".
O açaí é uma iguaria brasileira com origem no norte do país. "Fruto de uma palmeira, possui densidade calórica importante. Sua cor roxa é responsável por trazer uma gama de nutrientes importantes ao organismo".
Benefícios do açaí
Devido aos antioxidantes o açaí auxilia no combate aos radicais livres e, por isso, ajuda a diminuir o envelhecimento e o risco de algumas doenças, inclusive o câncer. "Além disso, os antioxidantes e o perfil de lipídeos presente no fruto tem efeito anti-inflamatório e redutor de lesões teciduais. Os polissacarídeos da fruta têm ação sobre células que melhoram o sistema imunológico".
O açaí também é extremamente rico em compostos fenólicos, que possuem atividade antioxidante e antiinflamatória. Entre esses compostos, destaca Michelle, prevalecem as antocianinas, responsáveis pela cor escura da fruta. "Devido a abundância dessas substâncias, pesquisas científicas têm associado o consumo de açaí a prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, processos alérgicos, doenças neurodegenerativas e aumento da longevidade".
Age como um tônico cardioprotetor
Ajuda o sistema circulatório
Reduz as taxas de colesterol
Tem ação anti-inflamatória
Ajuda o aparelho digestivo
Promove a saúde intestinal
Protege a pele da ação dos raios solares
Age na saúde dos olhos
Pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer
Contribui para a longevidade
Fonte: Minha Vida
AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE BLOG TÊM CARÁTER MERAMENTE INFORMATIVO. ELAS NÃO SUBSTITUEM O ACONSELHAMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE MÉDICOS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OUTROS ESPECIALISTAS.
Comentários